Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Ações e Resultados

Fundada oficialmente no dia 6 de dezembro de 1990, a Promutuca sempre lutou contra as ameaças ambientais que afetam o Vale do Mutuca. Confira as principais ações e resultados obtidos nessa trajetória de 25 anos.

Jan – 2015 Promutuca contrata empresa de Consultoria Agrônoma chamada AGROSSOLOS para realização de trabalhos com o objetivo de levantar dados para subsidiar a maneira correta de utilização de resíduos orgânicos oriundos de podas, bem como obter um diagnostico ambiental para extermínio das infestações de ervas-de-passarinho na região.

Dez – 2014 Promutuca faz uma campanha para alertar os moradores sobre a questão da soltura de fogos no Vale do mutuca sobre os perigos causados com a queima dos fogos

Dez – 2014 Campanha de Distribuição de mudas no vale do mutuca.

Nov – 2014 Atendendo a uma solicitação do Ministério Público de Nova Lima, para que o empreendimento denominado Anexo Vila Dey Rey fosse discutido antecipadamente com a Promutuca , o diretor Flávio Krollmann realizou um relatório de análise com solicitações e sugestões sobre o loteamento e análise dos impactos ambientais para a região, foram entregues ao empresário José Carlos Manetta.

Nov – 2014 Promutuca promoveu uma palestra em parceria com a Fundação Ezequiel Dias FUNED sobre animais peçonhentos.

Nov – 2014 Através de uma reivindicação da Promutuca junto a prefeitura de Nova Lima, foi realizada pelos funcionários de uma concessionária da prefeitura uma limpeza no córrego do mutuca nas proximidades da ponte próximo ao acesso do clube campestre, condomínio Bosque da Ribeira e Villa Alpina.

Nov – 2014 Lançamento do novo canal de comunicação através do youtube onde todos possam ver o resultado de algumas imagens do monitoramento da fauna no vale do mutuca.

Out – 2014 Promutuca realiza campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos que residem no vale do mutuca.

Set\Out – 2014 Campanha de conscientização nas trilhas, cujo objetivo foi alertar aos trilheiros ciclistas e caminhantes quanto à importância de não jogarem lixo nas trilhas, alem de abordagens sobre as questões éticas e ambientais e dos incêndios na região.

Set – 2014 A Promutuca instalou 18 placas de sinalização educativa nas principais vias de acesso dos condomínios residências do Vale do Mutuca.

Ago – 2014 Ministério Publico instaurou processos para tratar de invasões e desmoronamentos no Vale do Mutuca.

Jul – 2014 Monitoramento da fauna no vale do mutuca – a Promutuca adquiriu através de contribuições voluntárias câmeras trap que vão auxiliar no levantamento de espécies da fauna no vale do mutuca.

Jun – 2014 Instalação de Placas e faixas educativas instaladas em trilhas para conscientizar os esportistas que freqüentam a região incentivando a preservação do vale do mutuca.

Abril – 2014 Promutuca institui Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios, alem de promover curso de brigadista para capacitar funcionários dos condomínios associados.

Fev – 2014 O Ministério Público Estadual ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra a Copasa e o Município de Nova Lima. O pedido do MPE é para que seja interrompido o despejo de resíduo "in natura" que tem sido liberado pela ETE, em função de não ter capacidade de tratar plenamente todo o esgoto que lhe é encaminhado. A Promutuca acompanha atentamente o processo.

Fev – 2014 Atendendo a uma reivindicação da Promutuca, o prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani enviou à Câmara Municipal, o projeto de Lei para criação do Corredor Ecológico do Vale do Mutuca.

Dez – 2013 A Promutuca realizou a campanha de distribuição de mudas entre nativas e frutíferas, cerca de 800 mudas foram doadas a ONG pela empresa de Telecomunicações Algar.

Set – 2013 A Promutuca apresentou o estudo técnico sobre a criação do corredor ecológico unindo as bacias dos rios Paraopeba e Velhas, no "Seminário Corredores Ecológicos: Diretrizes, Estratégias e Metas para a Implantação, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Subcomitê Águas da Moeda.

Jul – 2013 Promutuca institui Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios, alem de promover curso de brigadista para capacitar funcionários dos condomínios associados.

Jul – 2013 Buscando mostrar as belezas do Vale do Mutuca para os próprios moradores e promover maior integração entre os condomínios a Promutuca realizou o seu IIº Concurso de Fotografias.

Jun – 2013 Por meio de denúncias feitas pela Promutuca e outras ONGs que defendem o desenvolvimento sustentável em Nova Lima, o Ministério Público acionou o 3º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente que interditou e lacrou as máquinas de uma empresa que extraia minério de forma clandestina, às margens da BR 040, entre a estrada do Restaurante Rancho do Boi e a marginal que leva ao bairro Olhos D'Água, no Barreiro.

Maio – 2013 FEAM busca apoio da Promutuca para projeto de "Reconversão de territórios". A entidade busca aprimorar a política de reabilitação de áreas degradadas pela mineração no estado.

Maio – 2013 A Promutuca participou ativamente das discussões e teve todas as suas propostas aprovadas no documento final da 4ª Conferência das Cidades, realizada em Nova Lima. Entre as proposta aprovadas, as principais são: - A necessidade de se discutir e definir de forma antecipada as premissas sobre as quais se assentará a revisão do Plano Diretor de Nova Lima: adequação do Plano Diretor aos estudos demográficos (aumento da população futura); - Definição dos Corredores Ecológicos e do Patrimônio Paisagístico Natural ; - Lei de Uso e Ocupação do Solo mais restritiva em relação aos afastamentos dos mananciais, declividades e adensamentos. Outra conquista importante foi a eleição dos representantes de diversos segmentos para o Conselho da Cidade de Nova Lima.

Abril – 2013 A Promutuca, juntamente com moradores dos Condomínios Villa Alpina e Bosque da Ribeira, se reuniram, no dia 3 de abril último, com Camila Cantagalli, da mineradora Vale, para discutir o Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndio.

Mar – 2013 A Promutuca promoveu, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), um treinamento para orientar os moradores do Condomínio Vila Alpina a lidar com animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões. Contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre moradores e funcionários do condomínio.

Fev – 2013 A Promutuca apresentou à Secretaria de Gestão Metropolitana (Segem) o projeto de ordenamento territorial, Área SOHO da RMBH, de autoria do conselheiro Julio Grillo. O projeto, no entanto, foi desclassificado na primeira etapa do chamamento público do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (FDM), com a argumentação de que ele não atende minimamente ao critério de "Prioridade do objeto para a RMBH", pelo fato da soma de suas populações não ultrapassar 3% (três por cento) da população total da RMBH.

Jan – 2013 Quase dois anos depois da suspensão do processo de licenciamento ambiental municipal para implantação do empreendimento Vistas do Vale, onde a Odebrecht pretendia construir conjuntos de prédios de 24 andares, finalmente foi demolido o stand de vendas e do apartamento decorado, construídos irregularmente em frente ao posto policial da MG 30.

Jan – 2013 Representantes da Promutuca participaram de uma reunião com a vereadora Ângela Lima, de Nova Lima. A Promutuca pediu o apoio da vereadora especialmente para três questões: a criação do Corredor Ecológico, revisão do Plano Diretor de Nova Lima e mudanças na lei do Codema para que ele volte a ser paritário.

Jan – 2013 A Promutuca recebeu algumas denúncias sobre essa movimentação em torno do Anexo do Vila Del Rey e tem acompanhado atentamente a questão.

Dez – 2012 Promutuca monitora supressão no vale do sereno - trata-se de obras de reurbanização de um bairro, aprovado há mais de 50 anos, pela Prefeitura de Nova Lima. Mesmo não fazendo parte do Vale do Mutuca, o empreendimento preocupa muito a Promutuca, pois se configura como mais uma degradação de grandes proporções do meio ambiente em prol do assustador crescimento imobiliário a que vem sendo sujeito o município de Nova Lima.

Dez – 2012 A Frente de Associações e Condomínios em Defesa do Trânsito no Vetor Sul vem alcançando vitórias significativas para a mobilidade urbana na região que liga Belo Horizonte e Nova Lima. Entre as principais conquistas estão à construção da "alça de subida da MG 030"; o fechamento do retorno na subida da MG 030; a recuperação de cratera na MG 030 e o acordo assinado, recentemente, para construção da trincheira de descida da MG 030.

Nov – 2012 Acompanhamento sobre ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgotos do Vale do Sereno, que opera com sua capacidade próxima do limite, em virtude do acentuado crescimento imobiliário dos bairros localizados na sua bacia de contribuição.

Out – 2012 A Promutuca contratou um serviço especializado de assessoria ambiental pela Empresa chamada Caluma, cujo objetivo foi dar um embasamento técnico no monitoramento ambiental do vale do mutuca a fim de proteger a região, evitando ações de degradação e preservando a flora e a fauna, bem como apresentar pareceres, com base nas leis ambientais, sobre os recursos naturais do Vale do Mutuca e as ameaças que ele sofre, entre elas as ocupações desordenadas de lotes e glebas. A realização de um estudo técnico para apontar a viabilidade de se criar um corredor ecológico, ligando as Bacias do Rio Paraopeba e Rio das Velhas, também faz parte do contrato assinado entre a Promutuca e a Caluma.

Out – 2012 Campanha de colaboração junto aos ciclistas e motociclistas freqüentadores do vale do mutuca para preservação ambiental das trilhas.

Set – 2012 Ação da Promutuca a respeito dos incêndios florestais e poluição e assoreamento de um dos trechos do córrego do mutuca foi tratada junto à vale para preservação do córrego do mutuca.

Jul – 2012 Promutuca faz visita à Vale para conhecer projetos para a região. Uma das estratégias da diretoria da Promutuca tem sido a de se aproximar da administração de empresas e entidades que, de certa maneira, interferem na preservação das áreas verdes da região do Vale da Mutuca e na vida dos moradores dos condomínios. O objetivo é conhecer melhor os projetos e intenções dessas empresas, abrindo um canal de diálogo com elas.

Maio – 2012 A Promutuca foi empossada no Conselho Consultivo da APA SUL RMBH – Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A participação da Promutuca no conselho trará uma experiência de mais de 20 anos como instituição voltada à preservação do meio ambiente, principalmente em seus cuidados com a fauna e flora local e sua preocupação na manutenção de corredor ecológico que venham beneficiar a proteção da Estação Ecológica de Fechos e do Parque Estadual Serra do Rola Moça.

Abr – 2012 Reunião entre a Promutuca e a Vale para discutir ações, medidas e propostas conjuntas de preservação para o Vale do Mutuca.

Mar – 2012 Promutuca assume a vaga destinada a organizações não governamentais de caráter estatuário eminentemente ambiental no Conselho do FEGA – Fundo Especial para Gestão Ambiental, da Prefeitura de Nova Lima.

Nov – 2011 Representantes da Promutuca estiveram entre os participantes da carreata promovida pelo Movimento SOS Nova Lima, na MG-030. O principal objetivo da manifestação foi reivindicar uma fiscalização mais rígida do uso e ocupação do solo, e a revisão do plano diretor que alterou as leis de ocupação do solo em Nova Lima.

Out – 2011 A Associação participou da Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), proposta pelo deputado Fred Costa. O principal objetivo foi discutir a instalação de uma unidade Militar do Corpo de Bombeiros no bairro Belvedere. Uma das reivindicações da Promutuca foi à criação de uma Brigada de Incêndio Integrada, que envolva não apenas os condomínios do Vale do Mutuca como também de outras regiões vizinhas.

Ago – 2011 Dia do Voluntariado - 3,4 mil litros de resíduos recolhidos nas vias de acesso, 100 cartilhas ambientais e kits ecológicos distribuídos e cerca de 350 pessoas envolvidas, entre moradores, esportistas, empregados e voluntários. Este foi o balanço da Blitze Ecológica realizada no Vale do Mutuca. A ação atingiu seu objetivo de dar visibilidade à questão do acúmulo de resíduos em via pública no território de uso comum com acesso controlado dos condomínios.

Ago – 2011 Acompanhamento do processo de viabilidade e licenciamento ambiental de um conjunto de nove torres residenciais da Construtora Líder onde hoje está localizado o restaurante Rancho do Boi. Aprovado em 2007 pela prefeitura de Nova Lima, o projeto foi paralisado em função de denúncia da AMDA junto ao Ministério Público, que exigiu que o processo de licenciamento fosse conduzido pelo Estado.

Jun – 2011 Blitz Promutuca mobiliza novos associados – o objetivo da blitz é aumentar o quadro de associados e obter novos recursos para suas ações em defesa do meio ambiente.

Mar – 2011 A presidente da Promutuca na época, Gisele Kimura,esteve entre os mais de 40 representantes de associações comunitárias e ONGs que participaram do encontro com o prefeito de Nova Lima na época Carlos Roberto Rodrigues (Carlinhos Rodrigues), quando foram apresentadas reivindicações do Movimento SOS Nova Lima com a proposta de garantir o desenvolvimento sustentável do município. Os resultados imediatos foram a autorização para a inclusão de representantes do Movimento no grupo de Revisão do Plano Diretor, e a promessa de que o prefeito Carlinhos Rodrigues, além de participar do Seminário "Nova Lima Pensa seu Futuro" , apresentará a lista de projetos de construções verticais no município, aprovados ou em trâmite na Prefeitura.

Nov – 2010 Reunião entre a diretoria executiva da Promutuca e a assessoria de imprensa da Vale, um dos assuntos discutidos foi a utilização de trecho da BR 040, próximo a uma das entradas do Vale do Mutuca, como estacionamento de veículos pelos funcionários da mineradora, o que tem gerado transtornos de trânsito e comprometido a segurança no local.

Nov - 2010 - A Promutuca passa a integrar o movimento pela revisão do plano diretor contra a verticalização de Nova Lima.

Set - 2010 - A Promutuca passa a integrar a Frente do Vetor Sul, cuja proposta é aglutinar interesses na busca de soluções para o trânsito na região sul de Belo Horizonte.

Jun - 2010 - Programa de Medição de Poluição Sonora Lançamento do Programa de Medição de Poluição Sonora, com a finalidade de obter dados que permitam um acompanhamento da situação no Vale do Mutuca.

Mai - 2010 - Caminhada Ecológica do Córrego do Mutuca promovida em parceria com a CISV – Building Global Friendship, a caminhada teve entre seus objetivos despertar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos hídricos da região.

? Início do Programa de Visitas Técnicas mensais para levantamento e eliminação das ameaças ambientais que afetam as 12 unidades componentes da Promutuca.

? Reunião com empreendedores do Vale dos Cristais a fim de solucionar as denúncias de contaminação do Córrego do Gregório, comprovadas posteriormente por análises laboratoriais.

Abr - 2010 - Programa de Visitas Técnicas no Vale do Mutuca

Fev - 2010 - Reformulação do Site na Internet - Lançamento do novo site da Promutuca – www. promutuca.com.br – com novidades na programação visual e no conteúdo, e a principal proposta de estreitar o contato entre os moradores do Vale e a diretoria da Associação

Out - 2009 - Lançamento do Informativo Promutuca - Lançamento da primeira edição do Informativo Promutuca, canal de comunicação da associação com todos os moradores do Vale.

Jul - 2009 - Caminhada fotográfica - Evento que envolveu moradores e fotógrafos do Vale, e proporcionou uma oportunidade para interação entre as pessoas e o rico ambiente da região

Abr - 2009 - Participação do processo eletivo do CODEMA de Nova Lima - A Promutuca participou do processo eletivo do CODEMA de Nova Lima como candidata à representação de entidade ambientalista. As vagas foram decididas por sorteio, e a Promutuca não foi contemplada.

Fev/mai - 2008 – Projeto Cine Mutuca - O Projeto Cine Mutuca ampliou a base de associados e difundiu o interesse pela preservação ambiental por meio da exibição e discussão de filmes ligados à temática.

Set/dez - 2007 – Palestras sobre paisagismo - Palestras com diversos relativos à jardinagem e paisagismo.

Jun - 2006 - Caminhada no córrego do Mutuca - A caminhada teve como objetivo unir os moradores do Vale em defesa de um bem comum: o córrego Mutuca.

Mai - 2006 - Abraço à Mata Mutuca - Com ampla repercussão na mídia, o objetivo do Abraço à Mata do Mutuca foi chamar a atenção das autoridades a respeito da especulação imobiliária e do parcelamento do solo.

Fevereiro e Mar – 2006 Realizadas duas oficinas no Clube Campestre com a presença de cerca de 100 moradores para a discussão do Plano Diretor do Vale do Mutuca de 1999. O resultado foram propostas específicas encaminhadas à Prefeitura para incorporação no Plano Diretor de Nova Lima.

Nov - 2005 - Artigos no Jornal do Belvedere Em sua coluna no Jornal do Belvedere, a Promutuca divulga suas ações, defende a preservação dos recursos naturais na região e aborda outras questões ambientais de relevância

Desde 2001 - Ações no loteamento Vila Castela II

1990 a 2000 - Influência junto aos sócios do Clube Serra d'El Rey para negação de autorização a loteamento de área verde de seu patrimônio.

1990 a 2000 - Execução e entrega à Prefeitura de Nova Lima de um Plano Diretor para o Vale do Mutuca, realizado por profissionais capacitados.

1990 a 2000 - Mediação de conflito com condomínio vizinho, quando da implantação do Condomínio Villa Alpina, que resultou em adequação à legislação ambiental do plano urbanístico e obras que preveniram danos ambientais;

1990 a 2000 - Adiamento de loteamento da área verde situada entre os condomínios Vila Castela e Vila d'El Rey.

1990 a 2000 - Desativação de caçambas aéreas transportadoras de minério causadoras de poluição sonora

 

Sobre o Vila Castela II

"Transferência de áreas públicas para a esfera municipal, lotes com declividade superior a 45 graus, não observância do distanciamento adequado de córregos e nascentes e áreas verdes abaixo de linhas de transmissão de energia são algumas das irregularidades do empreendimento Vila Castela II"

"A Promutuca contou com o apoio de órgãos ambientalistas e autoridades oficiais que se aliaram à  causa, como o ministro do meio ambiente Carlos Minc."

Clique aqui para ler a matéria na íntegra

Plano Diretor

O Plano Diretor da região do Vale do Mutuca, criado em 2000, tem como objetivo estabelecer uma base sólida para a proteção ambiental, norteando e estabelecendo normas para ocupação do solo e sua utilização, bem como a construção de obras e demais interferências no vale. Para saber mais sobre o Plano, clique aqui.