Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Eventos

Palestra sobre Animais Peçonhentos – Setembro 2015

A parceria entre a Promutuca e a FUNED, promoveu mais vez uma das palestras mais aguardadas pelos moradores e funcionários dos condomínios do Vale do Mutuca, que é a palestra sobre animais peçonhentos. Peçonhento é todo animal capaz de produzir veneno e injetá-lo, ex: lacraias, aranhas, escorpiões e algumas serpentes. A palestra visa conscientizar e a instruir os moradores a respeito destes animais, bem como passar informações importantes como: o que fazer em caso de acidentes, produção de soro antiofídico e comportamento destes animais. O palestrante disponibilizado pela equipe da FUNED trouxe peles e dentições de serpentes e exemplares de chocalhos de cascavel para mostrar a todos os participantes.

Campanha de Vacinação Antirrábica – Setembro 2015

A campanha de vacinação antirrábica deste ano contou com outra importante ação do Promutuca. Através de uma parceria celebrada entra a promutuca, uma clinica veterinária e empresas do setor de saúde animal, foram disponibilizados veterinários para acompanhar a vacinação feita pelos profissionais das zoonoses de Nova Lima. A ação tem como objetivo mostrar que um bom programa de vacinação passa pela conciliação da saúde dos animais com as exigências sanitárias e epidemiológicas.

Limpeza no córrego do mutuca – Agosto\Setembro 2015

A promutuca contratou dois agentes para realizar a limpeza do córrego do mutuca. Este trabalho é contratado periodicamente pela Promutuca, a cada seis meses, com o objetivo de promover o bem estar, evitar a poluição das águas e a proliferação de insetos e outros animais que possam causar doenças. Os agentes de limpeza retiraram resíduos como: garrafas pets, brinquedos, mesa, muitas peças de carro dentre outros.

Blitz Educativa – Campanha nas trilhas – julho à outubro 2015

Há três anos a promutuca realiza com enorme sucesso uma campanha de educação ambiental no início das trilhas de moto e bicicleta próximo ao condomínio Estância Del Rey. Visando buscar o apoio de esportistas que freqüentam o local para a prevenção de incêndios na região. Alertando a todos a não jogarem lixos nas trilhas e a não jogarem gimbas de cigarros a fim de evitar queimadas. Vale ressaltar o sucesso da campanha onde não houve incêndio nesta região desde o início desta ação.

Blitz – Cadastro de novos associados – Julho 2015

Atualmente, os recursos para custeio das ações da PROMUTUCA são obtidos junto a contribuições pelos Condomínios associados, bem como através de contribuições voluntárias de moradores. Com o intuito de buscar novos contribuintes a promutuca promoveu uma blitz educativa com distribuição de brindes para os novos associados. Cerca de 140 pessoas se interessaram em ajudar a ONG.

Curso básico de prevenção e combate a incêndio florestal – Junho 2015

Anualmente a promutuca promove o curso básico de brigadista para moradores e funcionários dos condomínios do Vale do Mutuca. Este ano participou cerca de 50 pessoas, o curso faz parte do plano integrado de prevenção e combate a incêndios florestais, cujo objetivo é aproximar os condomínios para um sistema rápido e eficiente no combate a incêndios na região.

Curso de Arborização com foco em poda de árvores e controle de erva passarinho – Junho 2015

A geração constante de resíduos derivados de podas de árvores e da manutenção de jardins nos condomínios do Vale do Mutuca é hoje uma preocupação real, bem como o grande número de foco de ervas daninhas que são prejudiciais as árvores. A promutuca contratou a empresa Agrossolo que ministrou o curso com foco em poda de árvores e controle de erva passarinho, para moradores e funcionários dos condomínios pertencentes ao Vale do Mutuca.

Dia do meio ambiente – Junho 2015

Embaúbas, ipês e quaresmeiras, esquilos, quatis, micos-estrelas e jaguatiricas, mansas águas cristalinas entre matas e montanhas, assim é o nosso maravilhoso lar!! A Promutuca comemora com você no dia 05 de Junho o "Dia Mundial do Meio Ambiente", plantando a boa semente da sustentabilidade e desenhando uma história mais generosa com todas as formas de vida! Essas foram às simbólicas palavras entregues a todos os moradores dos condomínios do Vale do mutuca juntamente com brindes, buscando celebrar uma data tão importante que é o dia do nosso meio ambiente.

Doação de mudas – Dezembro/2014

Entre os eventos anuais mais aguardados pelos moradores e condomínios do vale do Mutuca está a campanha de doação de mudas de árvores. O objetivo da campanha é incentivar cada vez mais o plantio de arvores nativas da região. A campanha foi um sucesso! Alem dos moradores os condomínios também receberam mudas de árvores nativas para o plantio em áreas verdes. As mudas foram doadas pela Anglo Gold e pela Emater de Nova Lima.

Palestra sobre animais peçonhentos – Novembro/2014

Cerca de 50 moradores e funcionários de áreas verdes dos condomínios pertencentes ao Vale do Mutuca participaram, no dia 18 de novembro de 2014, de uma palestra promovida pela Promutuca em parceria com a equipe especializada em animais peçonhentos da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A exposição teve por objetivo informar sobre as espécies, tipos de alimentação, comportamento e identificação de alguns répteis venosos. Os técnicos também instruíram sobre os cuidados para a prevenção de acidentes com esses animais, principalmente, na captura e manuseio dos mesmos.

Campanha de vacinação antirrábica – Outubro/2014

No dia 25 de outubro, a Promutuca promoveu a 1ª campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos do Vale do Mutuca. Foram disponibilizadas cerca de 450 doses da vacina, gratuitamente, a todos que inscreveram seus animais para receber a proteção. No dia do evento, os veterinários vacinaram cerca de 250 animais e o restante das doses de vacinas foram doadas para uma instituição de proteção animal. A campanha contou com o apoio da Graal Minas e a Hertape Calier, que prontamente aceitaram o convite de participação e colaboraram com a ação.

Campanha nas trilhas – Agosto 2014

A Promutuca realizou uma campanha de conscientização nas trilhas cujo objetivo foi alertar aos trilheiros, ciclistas e caminhantes quanto à importância de não jogar lixo nas trilhas, além de abordagens sobre a questão ética, ambiental e dos incêndios na região. A campanha não só ajudou a preservar, mas também imbuiu em todos os freqüentadores o sentimento de que cada um deve fazer a sua parte para tornar as trilhas mais limpas, seguras e preservadas.

Barraquinha em festa junina – Julho 2014

Com o intuito de divulgar as suas ações e atividades desenvolvidas pela associação, A Promutuca participou da festa junina do condomínio Villa Alpina. Foi colocada uma barraquinha da associação onde foram mostrados os vídeos do monitoramento da fauna da região, alem de boa conversa, doces e muita diversão.

Abraço ao corredor ecológico – Maio/2014

Foi um sucesso a caminhada ecológica realizada no Córrego do Mutuca no último dia 29 de maio. Ao todo, 68 pessoas incluindo adultos, jovens e crianças participaram da iniciativa promovida em conjunto pelo CISV Belo Horizonte e a ONG ambiental Pró-Mutuca.

Curso de combate a incêndio – Abril/2014

Pelo segundo ano consecutivo, a Promutuca disponibilizou a todos os funcionários dos 12 condomínios associados, um curso de brigadista. A proposta visa treinar, identificar e capacitar os colaboradores na prevenção e combate a incêndios , assim como determinar um procedimento eficiente e ágil de comunicação e de mobilização integradas destas brigadas. O curso oferecido por uma empresa particular – a Pré-Incêndio – foi realizado durante dois dias, com aulas teóricas e aula pratica, com simulação de fogo e manuseio de equipamentos como abafadores e chicotes. A participação no curso também foi aberta aos moradores e cerca de 30 pessoas fizeram o treinamento.

 

SOS NOVA LIMA – Janeiro/fevereiro/2014

O movimento SOS Nova Lima comemorou seus três anos com um evento realizado na área verde na MG 030, em frente à barreira da Polícia Rodoviária Estadual. A Associação Promutuca apoiou e participou com uma barraca, distribuindo mudas e divulgando seus trabalhos. Alem da promutuca, diversas outras ONGs e movimentos sociais apoiaram e se fizeram presentes.

Promutuca distribui mudas de árvores nativas - Dezembro/2013

Como acontece todos os anos, a Promutuca realizou, em dezembro de 2013, a distribuição de 800 mudas de árvore, entre frutíferas e nativas da região. As mudas foram doadas á Associação pela empresa de telecomunicações Algar, foram distribuídas aos condomínios, Clube Campestre e moradores associados.

Visita à Vale – Agosto/2013

Atendendo a um convite da Vale, a Promutuca foi a campo, no dia 13 de agosto, juntamente com representantes e moradores de alguns condomínios conhecer as minas do Mutuca e Capão Xavier, em Nova Lima. O grupo assistiu a uma apresentação institucional com explicações sobre a conservação de reservas legais e naturais da empresa, o reaproveitamento da água e o apoio da Vale para o combate a incêndios.

II feira de adoção de animais - Julho/2013

A segunda feira de adoção de cães e gatos foi realizada no dia 6 de julho de 2014 na entrada do condomínio Villa Alpina. A promoção foi da ONG Cão Viver, com apoio da Promutuca. O objetivo foi possibilitar aos moradores adotarem cães e gatos sem raça definida, que foram acolhidos e tratados pela ONG. Todos os animais estavam vermifugados e vacinados, sendo entregue aos moradores em ótimo estado de saúde.

Curso básico de combate a incêndios florestais – Julho/2013

A fim de preparar os vigilantes, porteiros e outros funcionários dos condomínios para que tornem as primeiras medidas para o combate a incêndios florestais a Promotuca promoveu um curso básico, teórico e pratico, nos dias 24 e 25 de julho, no condomínio Villa Alpina. A promutuca também elaborou um plano básico de combate a incêndios florestais, com orientações sobre as primeiras providencias a serem tomadas, e os números de telefones do corpo de bombeiros, equipes de brigadistas mais próximas do Vale do Mutuca. Esse material foi oferecido aos condomínios para que fossem afixados nas portarias.

II Concurso de fotografia da promutuca - Maio/ 2013

Buscando mostrar as belezas do Vale do Mutuca para os próprios moradores e
promover maior integração entre os condomínios a Promutuca realizou em maio de 2013 o seu II  Concurso de Fotografias. Foram premiados os quatro primeiros lugares. O vencedor do 1º lugar foi o senhor Márcio César Messeder de Castro do Condomínio Estância Serrana.

Treinamento da Funed ensina a lidar com animais peçonhentos – Março/ 2013

Foi um sucesso a caminhada ecológica realizada no Córrego do Mutuca no último dia 29 de maio. Ao todo, 68 pessoas incluindo adultos, jovens e crianças participaram da iniciativa promovida em conjunto pelo CISV Belo Horizonte e a ONG ambiental Pró-Mutuca.

Doação de mudas – Fevereiro/2013

Foi um sucesso o evento de entrega de mudas de espécies nativas e frutíferas da região, que a Promutuca promoveu no dia 2 de fevereiro de 2013, nos condomínios do vale do Mutuca. As mudas foram doadas pela empresa Vale. Alguns moradores pediram mais de uma muda para poderem plantar no quintal ou no entorno de suas casas.

Dia do Voluntariado – Agosto/2011

3,4 mil litros de resíduos recolhidos nas vias de acesso, 100 cartilhas ambientais e kits ecológicos distribuídos e cerca de 350 pessoas envolvidas, entre moradores, esportistas, empregados e voluntários. Este foi o balanço da Blitz Ecológica realizada no Vale do Mutuca no dia 28 de agosto – Dia do Voluntariado, com a participação dos seguintes parceiros: Promutuca, Fiemg, ComCiência e ViaSolo.

Cine-Mutuca - 2008

No início do ano de 2008, a Promutuca realizou seu projeto Cine-Mutuca, com o intuito de reunir os moradores e amigos a fim de propiciar um ambiente agradável em que todos pudessem se encontrar. Houve um questionamento sobre quais filmes seriam escolhidos e exibidos, chegando à  conclusão de que quem melhor conciliaria filmes, comunidade e natureza seria Akira Kurosawa com suas obras. Dentre essas obras, as escolhidas foram Dersu Uzala eSonhos. Dois dos filmes de Werner Herzog também foram exibidos: Aguirre, a Cólera dos Deuses e o Homem Urso. O desejo da Promutuca seria manter o projeto, buscando sempre apoio e sugestões para sua viabilização.

Caminhada pela vida do Córrego do Mutuca - 2006

A "Caminhada pela vida do Córrego do Mutuca" foi realizada em 2006 e tinha o propósito de reunir a comunidade do Vale do Mutuca para margear o córrego, apreciando as belezas naturais do local mas também se atentando para o recolhimento do lixo que porventura pudesse ser encontrado ali. A saída se deu na Portaria 3 do condomínio Vila Del Rey , às 10:00, e cerca de 70 pessoas participaram, de todas as idades.